Prefeitura dá subsídio para usuários do transporte coletivo e tarifas não serão reajustadas
Para evitar aumento do preço das tarifas do transporte coletivo, a Prefeitura de Panambi assume de forma mensal, junto a Auto Viação Panambiense – Avipan – concessionária do transporte público coletivo urbano, a diferença do índice de reajuste calculado. A medida foi aprovada na Lei 5678/24 e é uma iniciativa proposta pelo prefeito Daniel Hinnah. Com isso, o município repassará até o final deste ano R$ 528.950,83, para que as passagens não tenham aumento.
A complementação da tarifa promove uma economia significativa para o usuário, pois sem esta complementação, as tarifas teriam aumento de R$ 1,00 em cada passagem adquirida pelo usuário, impactando tanto no orçamento das famílias como das empresas que fornecem vale transporte.
O cálculo para chegar ao preço da passagem do transporte coletivo é feito, principalmente, dividindo o custo operacional por quilômetro (custo/km) pela quantidade de passageiros pagantes. O custo/km é calculado a partir de uma planilha que considera os preços dos insumos, como combustível, pneus, ônibus e peças, e o seu consumo. Mas a redução do número de passageiros pagantes também impacta diretamente no preço das passagens