Primeira morte por dengue no Estado colocam em alerta autoridades do setor de saúde de Panambi e Condor

Autoridades ligadas ao setor de saúde de Panambi e Condor alertam para o avanço dos casos de dengue em todo o Rio Grande do Sul.

Informam ainda que, foi confirmada na última semana a primeira morte por dengue no Rio Grande do Sul em 2022. Trata-se de uma mulher de 76 anos, residente de Chapada. O óbito da idosa ocorreu em 9 de março, seis dias após a vitima  iniciar com sintomas de febre, cefaleia (dor de cabeça), dor retro-orbital (dor atrás dos olhos), mialgia (dor muscular), artralgia (dor nas articulações) e náuseas. A paciente tinha como comorbidades hipertensão arterial sistêmica e doença pulmonar obstrutiva. Exames laboratoriais identificaram que ela teve o vírus do sorotipo DENV-1,

Em 2021 foram 11 óbitos confirmados por dengue no RS, contra seis no ano anterior.

Em Panambi, 01 caso confirmado de dengue importada. O paciente visitou familiares em Rodeio Bonito e contraiu a doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.

No entanto, a coordenadora de Endemias Carla Schimuneck alerta que subiu para 16 os casos suspeitos em Panambi. Foi feita coleta de material e encaminhado para o Laboratório Central de Porto Alegre.

Carla vai estar no Programa Café da Tarde da Sulbrasileira as 16h desta terça-feira (22)

Já em Condor, somente ontem, foram coletadas mais 20 amostras em pacientes com sintomas da dengue. Hoje são 89 os casos suspeitos.

Seguindo o Secretário Eduardo Chagas, os casos confirmados permanecem em 28, porque o Laboratório Central do Estado não encaminhou novos números dos exames encaminhados para analise.

Redação: Elcio Dallabrida/Rádio Sulbrasileira