Programa de Saúde Mental é elaborado em Panambi
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Panambi
O programa é uma entrega inédita que une a iniciativa pública e privada em prol da comunidade local
Engajando a Prefeitura Municipal e empresas, o Serviço Social da Indústria – Sesi/RS esteve à frente de uma parceria para implantação de um amplo programa de atenção à saúde mental na cidade de Panambi. Estruturado pelo Centro de Inovação Sesi em Fatores Psicossociais, é a primeira vez que um município recebe uma iniciativa que contribui para o fortalecimento junto à comunidade da rede de saúde, para o bem-estar e para a prevenção de transtornos mentais e comportamentais.
A idealização do projeto começou dois anos antes, quando o Sesi/RS ampliou significativamente os atendimentos psicossociais junto às empresas do município. A partir daí iniciaram-se discussões entre a entidade, a prefeitura de Panambi e a iniciativa privada, tendo como premissa a atenção primária e a interação entre as duas esferas.
Essas discussões ganharam consistência, e, em outubro de 2020, o projeto ganhou forma e partiu para a ação. Realizado a partir de metodologia cocriada com os parceiros, o projeto foi conduzido pelos especialistas em saúde mental do Sesi/RS, único no Brasil com a chancela de um Centro de Inovação em Fatores Psicossociais.
A metodologia consistiu em levantamento de informações, mapeamento e estruturação de dados da saúde da população, chegando à capacitações, finalizando com a integração das informações e construção dos fluxos e processos para atendimentos pelas redes pública e privada de saúde mental. Além da consolidação de um comitê capacitado para a gestão dos indicadores de saúde mental do município e das empresas.
No final do mês de maio deste ano o programa + Saúde Mental Panambi foi oficialmente entregue para as autoridades e empresários locais. Na ocasião foi apresentado o projeto do Espaço Saúde, que será inaugurado nos próximos meses no município. O objetivo desse espaço é ofertar soluções de saúde integradas de acolhimento e promoção de saúde e bem-estar, com bom custo-benefício. Essas soluções contemplam serviços de Saúde e Segurança do Trabalho e Saúde Mental para trabalhadores das indústrias, seus familiares e a comunidade de Panambi.
“O compartilhamento de tecnologias sociais como metodologias, modelos de governança, gestão da saúde mental baseada em dados, data-driven, instrumentos e ferramentas simples e aplicáveis na prática são as estratégias que o SESI/RS acredita que pode transformar a forma como as comunidades promovem saúde mental”, declarou Leticia Lessa, gestora da Gerência de Saúde Mental e Inovação do Sesi/RS, durante a cerimônia de entrega do programa.
O prefeito Daniel Hinnah, acompanhado do Secretário de Saúde Romário Heitor Malheiros, e da Coordenadora de Saúde Mental, Giovana Pereira Ribeiro, anunciaram que o saúde pública passará a contar com um Ambulatório de Saúde Mental, já aprovado pelo Ministério da Saúde, e a iniciativa junto com as empresas e o Sesi busca inserir o município de Panambi como referência no cuidado com a saúde mental, com o objetivo de elevar a saúde integral das pessoas levando em conta seu aspecto físico e mental.