Programa Saúde integral das meninas: Menstruar sem Tabu!
Secretaria Municipal de Saúde faz doação ao COMDIM
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), juntamente com as Secretarias de Educação (SMEC) e Desenvolvimento Social e Habitação (SDSH), efetuaram a entrega para o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) de 150 pacotes, cada um contendo 32 unidades, totalizando 4.800 absorventes, num investimento de R$ 1.714,50.
O ato de entrega dos absorventes ocorreu na terça-feira, 1º de novembro, no auditório da SMEC, com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Romário Heitor Malheiros, Secretária Adjunta de Saúde, enfermeira Lara Dinis da Rosa Marques, Secretária de Educação e Cultura, Iara Cadore Dallabrida, Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Elizabete Farias de Souza (no ato representando o Prefeito Daniel Hinnah) a Presidente do COMDIM, a Sra. Maria das Graças Ragasson, Professor e Coordenador do Programa nas escolas, Rômulo Fockink e demais integrantes do COMDIM.
No mês de julho ocorreu uma reunião entre o COMDIM e as Secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e Saúde, oportunidade em que as conselheiras explanaram sobre as dificuldades de algumas adolescentes das escolas da Rede Municipal em comprar absorventes, sendo que muitas delas faltavam as aulas por constrangimento pelo momento em que estavam passando. Foi proposto então pelo colegiado que a Administração Municipal providenciasse a compra dos absorventes para as adolescentes carentes, o que de fato foi realizado pela SMS, através de recursos do Programa Saúde na Escola (PSE), efetivando então a proposta do COMDIM, o Programa Saúde integral das meninas: Menstruar sem Tabu.
O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da comunidade panambiense e tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes da rede municipal de ensino.
Conforme o gestor da Secretaria de Saúde, Romário Heitor, a SMS logrará todos os esforços para dar continuidade ao programa, pois trata-se de uma ação planejada e executada de forma multisetorial.