Próximos dias serão de instabilidade no RS
A temporada de dias quentes está chegando ao fim para os gaúchos. A partir desta sexta-feira (5), o Estado passará por um período de chuvas constantes, temperaturas amenas e o início do processo de transição do fenômeno El Niño para o La Niña. A primeira metade de sexta será marcada pela instabilidade, com potencial de pancadas volumosas de chuva em alguns pontos do Rio Grande Sul, principalmente em municípios da Metade Norte e Leste.
Da tarde para a noite, o destaque será o ingresso de ar mais seco e frio, o que fará com que as menores temperaturas apareçam na madrugada de sábado (6).
Por outro lado, nas áreas de fronteira com o Uruguai, o ar mais seco e frio predomina com sol e nuvens e a chuva não dará as caras.
O sábado será um dia de sol em todo o Estado, porém, essa trégua será breve. Conforme indica a MetSul Meteorologia, parte do Rio Grande do Sul voltará a ter instabilidade no domingo, inclusive com risco de chuva localmente forte e de alguns temporais isolados.
Para Panambi, os prognósticos são de chuvas rápidas hoje podendo chegar a 20mm, amanhã pancadas de 10mm e o domingo será chuvoso com 72 mm.
A temperatura mínima prevista na Cidade das Maquinas deve ser de 20º e as máximas não ultrapassando os 29ºC.
Em paralelo, o El Niño, fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, está com os dias contados. Iniciado em junho do ano passado e responsável por diversos eventos climáticos extremos em todo o Brasil, o fenômeno deve chegar ao fim nas próximas semanas.
Entre o El Niño, perto do fim, e a La Niña, que se projeta para o segundo semestre, haverá um período de transição conhecido como fase neutra ou de neutralidade – que não deve ser confundida com normalidade no clima – e que tende a ser muito curto. O La Niña, por outro lado, consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano.
Fonte: Jornal do Comércio
Redação: Sulbrasileira