Relatório de atendimentos da Farmácia Municipal de Panambi

A Farmácia Municipal, parte integrante do sistema municipal de saúde em Panambi, oferece além dos diversos serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o fornecimento de medicamentos através do Setor de Assistência Farmacêutica, vinculado à Coordenadoria de Gestão em Saúde. Atualmente, a Farmácia Municipal dispõe de 194 tipos de medicamentos, conforme a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), que compreende a seleção e padronização de medicamentos indicados para o atendimento no âmbito do SUS a doenças ou agravos.

A coordenadora do Setor de Assistência Farmacêutica, a farmacêutica Tathiana H. Martins, realizou um levantamento de dados no período de maio a agosto deste ano. Os resultados apontam que a Farmácia Municipal efetuou um total de 29.307 atendimentos nesse intervalo, uma média de 7.326 atendimentos mensais e 341 atendimentos diários.

No mesmo período, a Farmácia do Estado prestou 6.035 atendimentos, com uma média mensal de 1.508 atendimentos e 70 atendimentos diários. Arraste para o lado e veja os dados apurados.

Tathiana destaca que a Farmácia Municipal atualmente disponibiliza 194 tipos de medicamentos através da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) da Lista Básica do SUS.

Para os gestores municipais, Prefeito Daniel Hinnah e o Secretário Municipal de Saúde, Romário Heitor Malheiros, os números refletem a expressiva demanda da comunidade por medicamentos. A média diária de atendimentos na Farmácia Municipal passou de 280 em 2021 para 309 em 2022, alcançando até o momento, em 2023, a média diária de 374 atendimentos.

Os dados apresentados confirmam a importância do Poder Público em implementar políticas públicas que assegurem a universalidade, equidade e integridade da atenção à saúde, incluindo ações de saúde preventiva.