Revisão tarifária das contas de luz da Hidropan será definida na próxima terça-feira dia 19

O percentual da Revisão Tarifária Periódica da Hidroelétrica Panambi S.A. – Hidropan, a vigorar a partir de 22 de julho de 2022 deve ser definido na reunião da Agencia Nacional de Energia Elétrica na próxima terça-feira dia 19.

Será o segundo item de um total de 43 da pauta da reunião que inicia às 9h na sede da Aneel em Brasília.

O reajuste da tarifa de energia elétrica dos consumidores de Panambi e Condor abastecidos pela Hidropan, cuja data base é 22 de julho deve ficar bem abaixo da proposta apresentada pela Agencia Nacional de Energia Elétrica.

O índice vai impactar em 15.588 domicílios abastecidos em Panambi e outros 1.867 consumidores de Condor.

Para o diretor financeiro da Hidropan, Olavio Melchiors, com as medidas adotadas pelo governo de reduzir os impostos vai impactar positivamente para que a conta da luz não tenha um aumento significativo.

A proposta apresentada pela Aneel na audiência publica realizada dia 12 de maio não deve se confirmar.

Naquela ocasião, a Agência Nacional de Energia Elétrica apresentou proposta de reajuste de 16,70% para consumidores residências B, 17,03% para consumidores com rede de baixa tensão e 21,08% para alta tensão.

De acordo com Olavio Melchiors, este percentual está descartado e caso houver um reajuste ele será bastante reduzido.

Contribuem para a redução das contas de luz os valores que irão ingressar na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) decorrentes do processo de capitalização da Eletrobras, em razão da Lei nº 14.182/2021. Em termos médios, a medida deve reduzir em 2,5% a fatura em 2022.

Cita ainda que, outra medida relevante foi a sanção da Lei nº 14.385/22, que devolve aos consumidores de energia elétrica os créditos de PIS e Cofins, aliviando em 5,5% a conta de luz em média.

Somado a isso, já na conta de luz do mês de julho, o consumidor de energia elétrica deve ser beneficiado com a redução do ICMS.

Olavio Melchiors lembra, contudo, que o decreto do governo do Estado vale apenas para este mês, mas existe expectativa de que ele possa ser reeditado vigorando por mais tempo.