RS deve ter novo episódio de chuva forte entre sexta e início da próxima semana

O Rio Grande do Sul deverá ter um novo episódio de temporal entre a próxima sexta e o final de semana, segundo informações da MetSul Meteorologia. A frente fria que provocou estragos no domingo em solo gaúcho se encaminha para o Centro do País e uma segunda, associada com um centro de baixa pressão, irá se instalar no Estado nos próximos dias.

O temporal que começou ontem e seguiu pela madrugada desta segunda-feira fez estragos em pelo menos 35 cidades do Rio Grande do Sul. O principal deles ocorreu em Arroio do Tigre, onde um pavilhão desabou, ferindo 30 pessoas. Uma das vítimas teve de ser transferida para um hospital de Canoas.

Outra cidade muito prejudicada pela chuva foi Carazinho. Na localidade, houve destelhamento de 50 casas em vários bairros, além de queda de árvores.

Em Panambi, o forte vento causou danos na região norte da cidade. No bairro Trentini, segundo o coordenador da Defesa Civil, Adair de Lima Rodrigues, cerca de 30 residências tiveram telhados deslocados.

Outros bairros, como Zona Norte, Fritsch e o antigo Sartori, também sofreram danos, somando um total de aproximadamente 43 residências afetadas. Na área rural, na Linha Rincão Frente, proximidades da Usina de Reciclagem, registrou queda do telhado de uma oficina que abrigava maquinários agrícolas, enquanto quedas de árvores obstruíram parcialmente acessos ao interior do município.

Seis árvores de grande porte tiveram quedas e precisaram ser removidas de pátios e ruas que estavam obstruindo acessos.

Não houve feridos e nem desabrigados.

De acordo com a MetSul, a instabilidade retorna a Panambi na sexta-feira devendo permanecer até a próxima terça-feira (10). O acumulado de chuva previsto para o período na Cidade das Máquinas é de 115 mm. O maior índice de precipitação previsto é para terça-feira (10) com 56 mm