Secretaria de Educação de Panambi segue com as obras em finalização para a volta às aulas

A Administração Municipal de Panambi, através da Secretaria de Educação e Cultura, tem como um de seus objetivos manter e qualificar a infraestrutura das escolas.

Diante disso, durante o ano de 2022, a SMEC executou, além de obras de médio porte e manutenções cotidianas, 16 obras de grande porte. Ainda, elaborou o projeto e finalizou a contratação de empresa para iniciar em 2023 a construção de uma nova escola de Educação Infantil, que faz parte do Plano de Governo da Gestão Daniel e Henri, e irá ampliar em 140 vagas, já em turno integral, no bairro Trentini.

Alguns destaques que seguiram acontecendo nas férias escolares e estarão aguardando os alunos e profissionais da Educação na volta às aulas são:

  1. Calçada na Escola Bom Pastor: fruto de uma parceria entre Secretaria da Educação e Secretaria de Infraestrutura: foram removidas as árvores que danificavam o passeio público e colocado piso intertravado em frente e na lateral da escola. No lugar das árvores antigas, a Administração irá plantar novas, adequadas ao lugar.
  2. Escola Amor Perfeito: a Escola que atende crianças da Educação Infantil passou por reformas necessárias para garantir mais ventilação e amplitude dos espaços. No parque coberto, foi realizada uma readaptação e vedação para evitar que entre água da chuva, podendo agora ser utilizado pelas crianças nos dias de tempo chuvoso.
  3. Ampliação da Escola Conrado Doeth: a obra irá garantir a ampliação de vagas, pois dispõe de mais quatro salas, além

da área administrativa. Também foi melhorado o acesso ao Ginásio de esportes, que agora foi coberto para melhorar o acesso em dias de chuva.

  1. Escola Costa e Silva: a escola foi reformada e ampliada.

Conforme lembrou a Secretária de Educação, Iara Dallabrida, “está na lembrança de muitos panambienses a antiga “Brizoleta”, uma casinha que pertencia ao espaço da escola Costa e Silva. Infelizmente não era mais possível reforma-la, portanto, ela foi demolida e em seu lugar construímos mais 3 salas que atenderão às necessidades da escola.”

  1. Instalação de micro-usinas de energia solar: nas escolas Costa e Silva e Bom Pastor foram instaladas as micro-usinas voltadas à produção de energia fotovoltaica. Por serem as maiores escolas Municipais, e consequentemente utilizarem mais energia, estes foram os pontos de instalação. Contudo, havendo excedentes, a SMEC poderá utilizá-los no abatimento de contas de luz das demais escolas da Rede.
  2. Ginásio de esportes da Escola Dona Leopoldina: após o vendaval ocorrido no início de 2022, a prioridade da SMEC foi agilizar a reforma e entrega do prédio escolar, ocorrida em junho do mesmo ano. Porém, o ginásio de esportes apresentava uma situação duvidosa quanto à segurança, o que levou a uma determinação de não utiliza-lo até os setores de engenharia confirmarem sua segurança. Assim, a SMEC providenciou os laudos técnicos de mais de um engenheiro e executou todas as orientações, estando, por fim, autorizado para uso.

Outras obras ainda estão em execução buscando as melhorias de infraestrutura e novas já foram acrescentadas ao plano de trabalho da Secretaria de Educação para 2023.

Segundo a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Iara Cadore Dallabrida, “é fundamental o planejamento financeiro de acordo com as prioridades, alternando entre pequenas, médias e grandes obras. Além disso, é indispensável que a Secretaria cumpra um plano de trabalho para cada obra, com prazos reais e fiscalização constante. Foi assim que deu e seguirá dando certo.”

O Prefeito Daniel Hinnah, que realizou visitas de acompanhamento das obras no decorrer do ano, destacou que os investimentos na Educação são prioridade, e as melhorias na infraestrutura permitem ambientes mais adequados, seguros e que atendem o desenvolvimento que Panambi vive.