Segunda-feira (31) é o último dia para pagar o IPVA 2025 antecipadamente e garantir descontos de até 20,80%

Os proprietários de veículos no Rio Grande do Sul têm até segunda-feira (31) para aproveitar os descontos do pagamento antecipado do IPVA 2025. Quitando o tributo até o fim do dia, é possível obter uma redução de até 20,80% no valor devido, somando os descontos de antecipação (1%) com os benefícios do Bom Motorista e do Bom Cidadão (15% e 5%, respectivamente). Após esse prazo, o pagamento do tributo deverá ser feito conforme o vencimento das placas, que ocorre até 30 de abril. Quem optou pelo parcelamento também deve ficar atento, pois a terceira parcela vence em 31 de março.

O pagamento pode ser realizado nos bancos credenciados (Banrisul, Bradesco, Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil – somente para correntistas) e nas lotéricas da Caixa Econômica Federal. Além disso, é possível quitar o tributo via Pix, sendo necessária a geração de um QR Code atualizado.

Os descontos para bons motoristas são para os proprietários de veículos que não cometeram infrações no trânsito pelo período mínimo de um ano. Para os condutores que não tiveram registro de infrações nos sistemas de informações do Estado no período entre 1º de novembro de 2021 e 31 de outubro de 2024 (três anos), a redução será de 15%. Quem não teve multa depois de 1º de novembro de 2022 (dois anos) recebe desconto de 10% e, após 1º de novembro de 2023 (um ano), tem direito a um benefício de 5%.

Por sua vez, o desconto do Bom Cidadão é uma modalidade do programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG). Dividido também em três faixas, a redução no valor do IPVA pelo Bom Cidadão resulta da participação do contribuinte (pessoa física) no NFG e da solicitação de notas com CPF na hora da compra. O desconto máximo de 5% é para quem possuir 150 notas ou mais, de 3% para quem tiver entre 100 e 149 notas e de 1% para o contribuinte que somar entre 51 a 99 documentos fiscais devidamente registrados. Agência de Notícias – Portal do Estado do Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário