Servidores da Educação e Cultura são recepcionados para o início do ano letivo 2023
Na manhã de quarta-feira, dia 1º de fevereiro, no Auditório da SMEC, aconteceu a recepção dos servidores da Educação e da Cultura, com um breve momento de reflexão para o ano letivo de 2023.
Estiveram prestigiando o evento o vice-prefeito, Henri Jorge Markus, Presidente da Câmara de Vereadores, André Dieter Klos e os vereadores José Luiz de Mello Almeida e Derli Franco.
Na oportunidade, todos receberam as boas-vindas com a contextualização da temática que a Secretária de Educação, Iara Cadore Dallabrida, indicou para a Rede Municipal: “2023: ano de educar pelo exemplo”.
A temática escolhida é baseada na premissa de que dar o exemplo é a única maneira de construir comportamentos e caráter de crianças, adolescente e até mesmo de adultos.
A fim de explicar como as pessoas aprendem pelo exemplo de outras, a Secretária Iara realizou uma explanação sobre a neurociência, que estuda os neurônios, estes responsáveis por tudo o que acontece no nosso cérebro. “O maior educador da história, chamado Jesus Cristo, ensinou o que é humildade sem dizer uma palavra: ele lavou os pés dos seus discípulos e depois disse ‘Eu fiz isto para servir de exemplo a vocês. Assim, como eu fiz a vocês, também façam uns aos outros’. Que nós iniciemos este ano sem uma multidão de informações diferentes, mas com esse único e certeiro objetivo: educar pelo exemplo”, finalizou a Secretária.
Também o Vice-Prefeito Henri Jorge Markus trouxe a saudação do Poder Executivo, em nome do prefeito Daniel (que estava na capital do Estado) e enfatizou a importância de cada servidor para o êxito das atividades da Educação. Destacou que a Administração Municipal tem investido em ações, projeto e programas que estão a cada dia qualificando a Rede Municipal de Ensino.
Ainda fez parte da programação a contação da história “O Mendigo e o Mestre”, interpretada pela contadora de histórias Nara Medeiros, que trouxe a reflexão sobre o bem que fazemos ao próximo e retorna para nós. O momento final contou com a condução de uma oração pela coordenadora da SMEC, professora Odete Relly, oportunidade para cada um agradecer e pedir a Deus um ano abençoado.
Ao final da programação, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura organizou um delicioso lanche que foi servido como forma de acolher, valorizar e agradecer o que cada um tem feito e irá fazer em prol da Educação e da Cultura.