Sistema Galope tem novas funcionalidades para facilitar rotinas de criadores no Estado
O serviço online Galope, que permite o trânsito de equídeos no Rio Grande do Sul mediante a validação dos documentos sanitários do animal, ganhou novas funcionalidades. As alterações foram comunicadas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), entraram em vigor esta semana e devem facilitar a rotina de criadores e produtores rurais.
A partir de agora, os produtores que emitiram a Guia de Trânsito Animal (GTA) de ida para um evento por meio do Galope poderão emitir a guia de retorno após a confirmação de entrada no evento pelo veterinário responsável. “Esta é uma demanda antiga dos produtores, porque até agora, eles tinham que aguardar a guia de retorno ser preenchida por um veterinário responsável, e agora eles mesmos podem fazer a emissão de retorno”, destaca Daniel Gallina, gerente de projetos da Agricultura Digital da Seapi.
Outra funcionalidade é que o prazo de validade da GTA de ida para o evento passa a valer até o final do evento, atendendo especialmente participantes de de eventos e cavalgadas de duração mais longa. O Galope pode ser acessado na plataforma do Produtor Online da Seapi. O interessado deve ter senha, que pode ser solicitada na Inspetoria Veterinária ou através do login gov.br. O Sistema de Defesa Agropecuária (SDA) tem mais de 750 mil produtores e cerca de 500 mil equídeos registrados. Os produtores podem utilizar este serviço para participar dos mais diversos eventos como rodeios, cavalgadas e outras competições pelo estado do Rio Grande do Sul. Só em 2024 já foram emitidas mais de 33 mil GTA´s via sistema Galope. Fonte- R7/ CP.