SITUAÇÃO CRÍTICA DA CESA DE SANTA BÁRBARA DO SUL PREOCUPA A COMUNIDADE
O Presidente do Poder Legislativo de Santa Bárbara do Sul vereador Paulo Sérgio Gonçalves – Pika (Progressistas), encaminhou ao Ministério Público ofício de informação, assinado também, pelos demais Vereadores da Casa Legislativa, sobre a preocupante situação de abandono, descaso e perigo iminente da Unidade da Companhia Estadual de Silos e Armazéns – CESA, localizada na Rua Serafim Ribas, nº 251, Bairro Aparecida, em Santa Bárbara do Sul.
“Como legítimos representantes do povo, realizamos uma visita dia 30 de novembro de 2022, composta por vários vereadores, acompanhado de veículos de comunicação local e moradores, ocasião em que constatamos “in loco” as condições atuais de risco a que estão expostos os Santa-barbarenses, tais como: portões e cercas parcialmente arrombados; antigas moradias de funcionários invadidas e parte em ruínas, falta de segurança e inexistência de vigilância humana ou eletrônica; acumulação de lixo dentro e fora das edificações; matagal em crescimento; buracos e moegas abertas de grande profundidade; vidros quebrados; e, água parada possibilitando a proliferação de insetos e animais peçonhentos. Nos, vereadores e comunidade em geral queremos uma solução”. Destacou o Presidente Pika.
Conforme informações do Executivo Municipal, o município já notificou o Estado sobre a atual situação da CESA para que providências sejam tomadas em relação a responsabilidade, manutenção e segurança.
A CESA – Companhia Estadual de Silos e Armazéns é uma empresa governamental de armazenagem nas safras do Rio Grande do Sul, mantém sua sede administrativa em Porto Alegre. A CESA foi uma empresa pioneira ao possuir uma rede integrada de silos e armazéns, criada em dezembro de 1952 com o intuito de suprir o setor agrícola gaúcho. Vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, a CESA também foi pioneira no Brasil na instalação de uma rede integrada de silos e armazéns.
Constituída há décadas, a Unidade em Santa Bárbara do Sul encerrou suas atividades em 2012 mas só foi desativada e teve baixa definitivamente da pessoa jurídica no ano de 2021.
Leilões do imóvel já foram realizados, porem nenhum houve lance.
A Câmara de Vereadores reforça o compromisso com a comunidade e seguirá acompanhando e cobrando solução dessa problemática no município.
.
.
𝙋𝙤𝙙𝙚𝙧 𝙇𝙚𝙜𝙞𝙨𝙡𝙖𝙩𝙞𝙫𝙤 𝙙𝙚 𝙎𝙖𝙣𝙩𝙖 𝘽𝙖𝙧𝙗𝙖𝙧𝙖 𝙙𝙤 𝙎𝙪𝙡
7h às 13h
(55) 3372-1596
Av. Eduardo de Brito, 29
Com informações da Ascom Câmara de Vereadores de Santa Bárbara.