Taxa de veículos com IPVA 2023 quitado em Panambi alcança mais de 92%

A taxa de adimplência do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2023 atingiu em Panambi atingiu 92,35% em agosto, de acordo com balanço da Secretaria da Fazenda (Sefaz) divulgado no início de setembro. O levantamento mostra que Panambi arrecadou R$ 20.643.590,40 bilhões com o tributo até o fim do mês anterior, o que corresponde a 95,44% do volume de receita prevista com a frota tributável na Cidade das Máquinas. A inadimplência é de R$ 987.400,63 representando 4,56%

Ainda conforme o balanço elaborado pela Receita Estadual, em Panambi, 17.951 veículos são tributáveis em 2023 dos quais 16.576 tiveram o IPVA pago e 1.374 estão na condição de inadimplentes representando 7,65%.

O prazo de quitação à vista do IPVA 2023 terminou no final de abril, de acordo com o calendário de vencimento por placa. Para motoristas que optaram pelo parcelamento em seis vezes, o período limite para pagamento da última cota do tributo venceu em junho.

Em julho, a Receita Estadual iniciou o processo de inscrição em dívida ativa dos proprietários em situação de inadimplência. O débito ainda poderá ser lançado no Cadastro Informativo das Pendências perante Órgãos e Entidades da Administração Pública Estadual do Rio Grande do Sul (Cadin/RS) e nos serviços de proteção ao crédito (Serasa, Boa Vista, SPC, entre outros). O saldo devedor é corrigido pela taxa Selic, além de poder ser protestado em cartório e sofrer cobrança judicial.

Após o ingresso na lista de devedores do Estado, o IPVA 2023 poderá ser quitado somente à vista na rede credenciada. A opção pelo parcelamento do tributo em até cinco vezes pode ser usufruída apenas por contribuintes com débitos relativos a exercícios anteriores.