TCE/RS dá nota 5,5 para Panambi na transparência das informações sobre vacinação contra a Covid-19

Um estudo elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) sobre a transparência das informações relativas à vacinação contra a Covid-19 divulgadas por municípios aponta que as prefeituras atenderam a 72% dos critérios avaliados.

O estudo indica que 14 municípios gaúchos permaneceram com desempenho avaliado em zero. Na região de Ijuí estão nessa condição os municípios de Jóia e de Nova Ramada.

O monitoramento dos sites institucionais/portais de transparência dos Executivos municipais e estadual ocorreu no período de 19 de julho a 9 de agosto.

O município de Bozano teve a melhor nota da região da Amuplam; 9,2.  Panambi teve nota de 5,5. Condor registrou uma nota expressiva de 8,2 Já Ijuí está classificada como uma das piores cidades da região, 0,5 na avaliação de todos os critérios avaliados pelo TCE.

O secretário Romário Heitor Malheiros falou sobre a nota atribuída pelo TCE/RS sobre a transparência das informações sobre a vacinação da Covid-19.

Disse que, na primeira avaliação a nota para Panambi foi de 2, 5,  porém, o TCE/RS oportunizou aos municípios que solicitassem uma reavaliação, diante disso. A secretaria da saúde fez algumas ações e ajustes no sentido de incluir mais informações, como Plano de Ação da Vacinação, Relatórios da SMS, Resoluções CIB, doses recebidas, cenário regional com os casos de Covid, semanalmente e calendário de vacinação.

Na nova avaliação do Tribunal de Contas do Estado, Panambi subiu a nota para de 5,5.

No entanto, independente da nota atribuída, vamos, com certeza melhorar a transparência dos dados. O secretário Romário entende que esta situação serve como um aprendizado, apesar da Secretaria Municipal da Saúde estar informando diariamente a comunidade através dos veículos sociais todas as informações pertinentes ao Covid-19 em Panambi, especialmente no tocante a vacinação.