Trabalhadores já podem consultar o valor do abono do PIS/Pasep a ser pago em 2023

Os trabalhadores interessados em saber quanto vão receber de abono salarial no próximo ano, poderão fazer a consulta do PIS/PASEP 2023. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil que são os responsáveis pelo pagamento deste benefício liberam canais online para que os trabalhadores possam verificar. Por meio de um cadastro simples com CPF e criação de senha é possível ter acesso a essa informação.

A consulta do PIS/PASEP 2023 fica disponível para trabalhadores da iniciativa privada que recebem o PIS (Programa de Integração Social) pela Caixa Econômica. E aos funcionários públicos que têm direito ao PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), liberado no Banco do Brasil. Juntos, eles compõem o pagamento do abono salarial.

Para o crédito do próximo ano as expectativas são de que ele seja pago com base no tempo de trabalho em 2021. Quer dizer, para quem atuou com carteira assinada e cumpriu com todos os requisitos necessários para acesso ao abono durante o ano de 2021. O calendário está atrasado, mas não prevê regularizar o benefício pagando quem trabalhou em 2022 também no próximo ano..

O próximo governo a assumir o comando do país, sob responsabilidade de Luís Inácio Lula da Silva (PT), ainda não trouxe informações sobre o pagamento do próximo ano. Por isso a consulta do PIS/PASEP 2023 é tão aguardada pelos trabalhadores.

Será preciso aguardar a definição do valor do salário mínimo para entender quanto os trabalhadores vão receber de abono PIS/PASEP em 2023. O governo eleito começou a discutir sobre o assunto e em breve deve definir a sua quantia, o que vai influenciar no pagamento do abono.

O valor do salário mínimo representa o teto do abono salarial. Logo, por 1 mês de trabalho é possível receber 1/12 do salário mínimo, por 2 meses 2/12 e assim por diante. Para entender melhor quanto e quando vai receber os bancos dão oportunidade de que os trabalhadores façam a consulta do PIS/PASEP 2023  nos seguintes canais:

PIS:

 App Caixa Tem;

 App Caixa Trabalhador;

  Site da Caixa Econômica.

PASEP:

  App BB PASEP;

 Site do Banco do Brasil.

Fonte FDR: