Três panambienses foram vítimas do Golpe do Falso Funcionário de Banco e perderam mais de R$ 89,5 mil
Estelionatários se passando por funcionários de bancos deram golpe em três clientes de instituições financeiras em Panambi, causando um prejuízo acumulado de mais de R$ 89.500,00. A informação é do coordenador do Procon de Panambi Célio de Moura Martins em entrevista para o Programa Café da Tarde da Sulbrasileira.
Estes fatos se referem a consumidores que foram até o Procon buscar orientações, apresentando Boletim de Ocorrência Policial registrados na Delegacia de Polícia de Panambi.
Os golpes iniciaram quando as vítimas receberam em datas distintas, contatos por aplicativo de mensagens, onde o interlocutor se apresentou como funcionário de atendimento bancário, informando sobre um suposto débito programado. Ao questionar, as vítimas foram induzidas a compartilhar a tela de seus celulares e fornecer senha. No dia seguinte, constataram que haviam sido realizadas transferências via PIX. Uma das vítimas teve um prejuízo de R$ 63.886,00, a outra R$ 25 mil e a terceira vítima teve sacado indevidamente R$ 747,46, totalizando uma perda acumulada entre as três vítimas de R$ 89.633,46.
O coordenador do Procon de Panambi recomenda aos consumidores que, caso recebam ligações com esse tipo de abordagem ou estejam em dúvida sobre a veracidade do contato, desliguem imediatamente e, a partir de outro aparelho telefônico, entre em contato com a central de atendimento ou com seu gerente bancário.
Celio de Moura Martins lembra que o banco nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão e também nunca liga para pedir que realize uma transferência ou qualquer tipo de pagamento.