Umidade relativa do ar caiu para 14% em Panambi na tarde da terça-feira
Ar seco e temperaturas em elevação vão continuar em Panambi e região nesta quarta-feira (29). De acordo com o aplicativo Ecoflex da Widitec, ontem, às 16h, a umidade relativa do ar em Panambi atingiu seu nível mais baixo, de 14%. A temperatura registrou 36%
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) índices inferiores a 60% de umidade não são adequados para a saúde humana. Os problemas decorrentes da baixa umidade do ar são complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos; e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.
Pela escala psicrométrica, que classifica o grau de estado crítico, entre 21% e 30% o índice é de atenção. Entre 12% e 20%, o estado é de alerta e abaixo de 12% a situação é de emergência. No caso da tarde de ontem a recomendação e evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h, evitar aglomeração e usar soro fisiológico para olhos e narinas.
De acordo com a Climatempo, a onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul desde a semana passada deve se estender até o início de janeiro. Até lá, a previsão indica que a temperatura poderá passar dos 40°C no Estado.
O tempo no Rio Grande do Sul se manterá firme até quinta-feira (30), quando deve chover no Norte do Estado. Porém, a Climatempo ressalta que as pancadas ficarão concentradas apenas na região, sem grandes volumes acumulados. Para Panambi, a previsão é de um acumulado de 25 mm entre quinta-feira (30/12) e sábado (1°/01_
A tendência, de acordo com a empresa de meteorologia, é que o calor persista até a metade da primeira semana de janeiro, com temperaturas elevadas especialmente na Fronteira Oeste, no Noroeste e na região central do Estado.
A Climatempo aponta que a onda de calor deve abrandar após o dia 4 de janeiro, por conta da chegada de uma nova frente fria. Além de trazer aumento de nuvens e chuvas, haverá um refresco no calorão com as quedas nas temperaturas em todo o Estado.