Uso de máscara passa a ser facultativo em Panambi
O prefeito Daniel Hinnah assinou nesta terça-feira (15) o decreto que torna facultativo o uso de máscaras de proteção individual em locais públicos e privados, espaços abertos ou fechados, em todo o território do Município de Panambi, ficando sob responsabilidade de cada cidadão ou de seu responsável legal dispor sobre a utilização da máscara.
Permanece a obrigatoriedade do uso da máscara de proteção individual em locais públicos e privados prestadores de serviços de saúde, tais como postos de saúde, clínicas, consultórios médicos, hospital e laboratórios. E ainda a pessoa que se encontre infectada ou com suspeita de estar contaminada, seja por contato próximo de pessoa infectada com coronavírus, durante o período de transmissão ou que apresente sintomas gripais.
A Secretaria de Saúde e a Administração Municipal destacam que o uso continua sendo recomendado, e a todos que tem contato com o público sugere-se o uso, por proteção individual e coletiva. A retirada da obrigatoriedade pede que cada cidadão tenha ainda mais prudência, usando sempre que sentir necessidade.
O avanço da vacinação, o aumento dos índices de imunização e a significativa redução do número de casos sintomáticos, casos confirmados e de internações decorrentes da contaminação por COVID-19, bem como a evidente redução dos índices de transmissibilidade da doença, no âmbito do Município de Panambi e do Estado do RS, juntamente com o entendimento do Comitê Científico Estadual e decisão do Gabinete de Crise para Enfrentamento à Covid-19 no RS, embasaram a decisão.