Vários panambienses são alvo da tentativa do “Golpe do Pix errado”
Vários panambienses foram alvo nos últimos dias da tentativa do “Golpe do Pix errado”.
De acordo com as informações recebidas pela Redação da Sulbrasileira, não se tem conhecimento de que algum panambiense tenha tido prejuízo financeiro.
No “golpe do Pix errado”, o bandido descobre o número do telefone celular da vítima (que muitas vezes é cadastrado como chave Pix) e envia uma transferência. Em seguida, liga ou manda mensagem para a vítima dizendo que fez um Pix errado e pede o estorno. A vítima se não tem conhecimento do golpe, de boa-fé, aceita devolver o dinheiro.
Mas, ao transferir o dinheiro para a conta indicada, a vítima percebe que o dinheiro reclamado não estava mais lá. O golpista se valeu de um mecanismo de devolução do pix que serve justamente para reparar casos de envios indesejados.
O Banco Central esclarece, porém, que, ao receber um pix por engano, o cliente pode acessar a própria transação no aplicativo bancário e efetuar a devolução sem fazer uma transferência específica ou um novo pix.
Com esse procedimento, segundo o BC, a vítima impede que o banco faça uma nova devolução que seja requisitada pelo pagador.
Em Panambi, segundo os ouvintes, a grande maioria das tentativas foram feitas através do WhatsApp com DDD 27 que é do Estado do Espírito Santo. Porém, informaram que se deram conta que se tratava de golpe e simplesmente bloquearam o contato.
Fonte: Sulbrasileira
Foto: Febraban