IFFar abriu inscrições para Processo Seletivo 2025 dos Cursos Técnicos Integrados
As inscrições gratuitas para o Processo Seletivo 2025 dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFFar iniciaram no dia 5 de setembro e vão até a 11 de outubro de 2024. Nessa modalidade de ensino, estudantes que já terminaram ou terminam o ensino fundamental em 2024 fazem o curso técnico e o ensino médio no IFFar.
Os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFFar são totalmente gratuitos. São oferecidas 1751 vagas em cursos nas cidades de Alegrete, Frederico Westphalen, Jaguari, Júlio de Castilhos, Panambi, Santa Rosa, Santiago, Santo Ângelo, Santo Augusto, São Borja, São Vicente do Sul e Uruguaiana.
No Campus Panambi há vagas nos cursos técnicos em Agricultura, Automação Industrial, Edificações, Informática e Química.
Os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio são aqueles em que o aluno faz o curso técnico e as disciplinas comuns do ensino médio no IFFar. Todos os cursos são oferecidos em turno integral nos períodos da manhã e da tarde. Nessa modalidade, não é possível fazer apenas o técnico ou apenas o ensino médio. Para cursar, é necessário que o aluno tenha terminado o ensino fundamental até o final de 2024. Estudantes que já possuem o médio completo não podem participar desta seleção.
Dúvidas sobre a seleção devem ser enviadas para o e-mail proseletivo@iffar.edu.br. Os candidatos também podem entrar em contato pelos telefones ou redes sociais do IFFar. As dúvidas serão encaminhadas para o setor responsável.
A seleção para as vagas se dá através de uma prova com conteúdo do ensino fundamental. Ela será aplicada no dia 17 de novembro, a partir das 14h. As provas são aplicadas nas cidades onde o IFFar possui campus.
Os candidatos devem escolher o local de realização da prova no ato de inscrição no Processo Seletivo. Não é obrigatório que o candidato faça a prova no mesmo campus ofertante do curso para o qual se inscreveu.
O IFFar oferece vagas reservadas nos Cursos Técnicos Integrados para estudantes que cursaram o ensino fundamental integralmente em escola pública ou para pessoas com deficiência. Dentro das vagas reservadas para estudantes de escolas públicas, há reservas para estudantes que se declaram pretos, pardos ou indígenas ou quilombolas. A cota pode ser encontrada no organograma disponível na página de ingresso do IFFar.