Agricultores realizam nova manifestação nesta sexta-feira 30 de maio no RS
Produtores de Panambi participam da concentração na BR 158, trevo de aceso a cidade de Condor
Na pauta do movimento, a reivindicação pela securitização, ou seja, a conversão em títulos do Tesouro Nacional das dívidas de financiamentos anteriores dos produtores rurais, cujas propriedades estão em municípios que decretaram situação de emergência ou calamidade pública, ou ainda cujas perdas nas lavouras a partir de tragédias climáticas estão atestadas por laudo técnico.
O pagamento, neste caso, seria em um período maior, até em 20 anos, com juros, porém permitindo ao agricultor ter acesso ao crédito rural. Apesar do apoio de caminhoneiros, a Federação dos Caminhoneiros Autônomos do Rio Grande do Sul (Fecam RS) disse não ter relação com a série de protestos. A intenção é pressionar pela aceleração da aprovação da proposta no Congresso do chamado projeto de lei (PL) 320/25 de autoria do senador Luiz Carlos Heinze, da securitização.
No último dia 20, a Comissão de Agricultura do Senado aprovou a proposta, que seguiu à Comissão de Assuntos Econômicos.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Panambi, Telmo Dutra de Freitas e do assessor de comunicação da entidade José Luiz de Melo Almeida que participaram do Programa Café da Tarde na Sulbrasileira. “O protesto será neste dia 30, porque será a data que vencerá a maioria dos financiamentos que negativarão os CPFs de milhares de agricultores. Muitos já estão negativados, e o restante entrará agora. São cinco anos sem colher produtos para pagar os financiamentos, não é por falta de trabalhar, não é por falta de esforço, é por falta de chuva”.
José Luiz informou que não haverá interrupção contínua da rodovia, apenas, os motoristas que passarem pelo local vão receber panfletos justificando a mobilização do setor agrícola.
Os agricultores de Panambi vão participar da concentração com máquinas agrícolas na BR 158, trevo de acesso a cidade de Condor.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Panambi, Raini Lohmann no contato com a Redação da Sulbrasileira informou que a entidade apoia a manifestação dos agricultores que acontece hoje em Condo.
Considera que é de extrema importância que os governantes atendam os pedidos feitos pelos agricultores ,pois estes estão passando por grandes dificuldades que vem se acumulando de anos passados.
Lohmann ainda revelou que através da Fetag também estão pressionando o governo para que tome medidas que aliviem os problemas de endividamento do setor agrícola gaúcho .
Pontos de mobilização dos produtores no Rio Grande do Sul: Condor, Ijuí, São Pedro do Sul, Júlio de Castilhos, São Sepé, Cruz Alta, Rosário do Sul, Encantado, Cacequi, Entre-Ijuis, Alegrete, Guarani das Missões, Santiago, São Gabriel, Canguçu, Três Palmeiras, Bagé, Tio Hugo, Vila Nova do Sul, Pântano Grande, Salto do Jacuí, Sarandi, Passo do Sobrado, São Vicente do Sul, Formigueiro, São Luís Gonzaga, Santo Antônio das Missões, Garruchos, Coxilha, São Francisco de Assis, Venâncio Aires, Tapes, Piratini, São Borja, Barra do Ribeiro, Vila Maria, Santa Margarida do Sul, General Câmara, Vera Cruz, Saldanha Marinho , Tenente Portela, Hulha Negra dentre outros