Presidente da Ucrânia promete prover armas e diz que cidadãos “não desistirão de sua liberdade”

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, informou nesta quinta-feira (24) que o país rompeu as relações diplomáticas com a Rússia e assegurou que os ucranianos “não desistirão de sua liberdade”, independentemente das ações de Moscou.

“A partir de hoje, nossos países estão em lados diferentes da história mundial”, escreveu, em publicação no Twitter.

Thank you for watching

O líder ucraniano afirmou ainda que os russos “traiçoeiramente” atacaram o território vizinho, “como fez a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial”. Para ele, a nação governada por Vladimir Putin embarcou em um “caminho maligno”.

“Para todos aqueles que ainda não perderam a consciência na Rússia, é hora de sair e protestar contra a guerra com a Ucrânia”, exortou Zelensky.

Já em uma declaração transmitida pelo Facebook, o presidente também convocou os ucranianos a se juntarem às unidades de defesa territorial. Ele prometeu prover armas a todos que quiserem.

— Aqueles que têm experiência em combate e estão aptos a se juntar à defesa da Ucrânia devem se apresentar nos centros de recrutamento do Ministério do Interior — disse.

— Esteja pronto para proteger o seu Estado em praças e cidades. O Conselho de Segurança da Ucrânia decidiu retirar qualquer tipo de sanção, então o cidadão pode usar armas para defender o território — completou o presidente.

FONTE: GZH