Panambi registra o 1° caso de dengue do ano e 10 novos casos de Covid-19
Na quarta-feira, dia 16 de março, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu o resultado de exame positivo para dengue coletado em um morador do município, no bairro Centro. A informação é de que o cidadão contraiu a doença fora do município, quando visitava familiares na cidade de Rodeio Bonito, portanto, não é contágio autóctone (quando é contraído dentro do município).
O Setor de Endemias alerta para o grande número de focos do mosquito que vem sendo encontrados em Panambi e o baixo estoque do veneno utilizado para combate ao mosquito. Há evidente escassez do veneno no Estado, segundo informações da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde.
A Administração Municipal reforça o alerta à população, que não deixe de tomar os devidos cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que, além de transmitir a dengue, também transmite a febre Chikungunya e o Zica vírus, causador da microcefalia. É necessário eliminar e limpar todo e qualquer local ou recipiente que acumule água parada.
A ação preventiva continua sendo a melhor alternativa para evitar a proliferação do mosquito, por isso, mantenha seu pátio limpo, calhas, caixa d’agua, ralos, toneis, lonas, piscinas.
Segundo a Coordenadora de Endemias da Secretaria de Saúde, Carla Schimuneck, somente na data de hoje 5 casos suspeitos de dengue, sendo 1 do Interior, 2 do bairro Arco Íris, 2 do bairro Piratini, além do caso confirmado do bairro Centro.
Por outro lado, o Informativo Epidemiológico Diário informa que , na quarta-feira (16), 10 novos casos de covid-19 foram registrados. Os pacientes são 07 do sexo masculino ,idades entre 09 e 59 anos e 03 do sexo feminino idades entre 18 e 36 anos.
Desde o início da pandemia foram confirmadas 12.219 pessoas com Coronavírus em Panambi . Destas, 12.046 são consideradas recuperadas., 38 são casos ativos e ocorreram 136 óbitos. O índice de recuperação está em 98,58%.