Abono PIS/Pasep 2021 deve ser pago no próximo ano
O abono salarial PIS/Pasep 2021 será o próximo a ser pago aos beneficiários. A previsão era de que o pagamento acontecesse no segundo semestre deste ano, mas o remanejamento orçamentário do Governo Federal causou um atraso no calendário. Dessa maneira, a previsão atual é de que os pagamentos sejam realizados em 2023, mas ainda sem datas oficiais.
Neste sentido, a consulta estará disponível aos trabalhadores brasileiros assim que houver disponibilização do abono. Contudo, os profissionais podem se antecipar e aprender a realizar esse procedimento, além de se informar sobre as regras do benefício.
Ainda não há nenhum calendário oficial de pagamento do Abono salarial PIS/Pasep 2021. Assim, os cidadãos de direito precisam ficar atentos às publicações do Governo Federal neste sentido. A expectativa é de que um novo calendário seja divulgado apenas em 2023.
Os trabalhadores podem realizar consulta do abono PIS/Pasep por meio do telefone da Previdência Social, no número 135. Neste caso, a ligação é realizada de maneira gratuita para quem utiliza o telefone fixo, mas o serviço fica disponível apenas de segunda a sábado, entre 7h e 22h.
Para ter direito ao benefício, os profissionais devem:
Possuir inscrição na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial, realizada pelo empregador;
Ter inscrição no PIS/Pasep por um período mínimo de cinco anos;
Ter atuado no ano-base (2021) por pelo menos 30 dias;
Ter sido remunerado com até dois salários mínimos, em média, em 2021;
Não estar vinculado em categoria de empregado doméstico ou ser contratado por pessoa física.