Abono PIS/Pasep 2022 deve começar a ser pago ainda em janeiro
O governo federal já informou que os pagamentos do PIS/Pasep começarão ainda neste mês de janeiro de 2022. O dinheiro é direito de todo trabalhador com carteira assinada que cumpra os requisitos previstos em lei.
Como o governo federal não pagou o abono do ano-base de 2020 no ano passado é provável que dois repasses sejam realizados em 2022.
O Ministério do Trabalho informou que o calendário de pagamentos será divulgado a partir do dia 15, quando ocorrerá uma reunião do Codefat. A expectativa é que os repasses sejam feitos de acordo com o mês de aniversário do trabalhador e que sejam completados até dezembro.
Para receber o abono PIS/Pasep, o trabalhador deve ter um emprego formal na iniciativa privada ou em algum órgão público. Além disso, é necessário cumprir os seguintes requisitos:
Estar inscrito no PIS ou no Pasep há mais de cinco anos;
Receber até dois salários mínimos;
Ter trabalhado ao menos 30 dias no ano-base;
Ser inscrito na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).
O abono do PIS/Pasep paga até um salário mínimo, sendo que os repasses são proporcionais. Quem trabalhou por 12 meses, recebe um salário. Quem esteve empregado durante seis meses, recebe metade, e assim por diante.