Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação para Crianças e Adolescentes começa no dia 8 de agosto

O Ministério da Saúde promoverá no período de 08 de agosto a 09 de setembro de 2022, sendo o dia “D” de mobilização nacional 20 de agosto de 2022, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças menores de cinco anos de idade e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente (menores de 15 anos de idade).  Nesta campanha as Unidades Federadas e os Municípios terão autonomia para definir as datas de mobilização (Dia D) para a vacinação em conformidade com a realidade local.

A vacinação contra a poliomielite e a multivacinação têm como objetivo reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, assim como oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal do público- alvo para todas as vacinas recomendadas pelo PNI, elevar as coberturas vacinais e homogeneidade e contribuir para a prevenção, controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis. O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são as crianças menores de cinco anos de idade e para a multivacinação, os menores de 15 anos.

A meta para a campanha contra a poliomielite é de vacinar pelo menos 95% das crianças menores de 5 anos. Para multivacinação, a estratégia é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, conforme situação vacinal encontrada e de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

Em Panambi, a secretaria da Saúde está preparando o esquema vacinal e detalhes serão repassados no Programa Fala Comunidade da Sulbrasileira, neste sábado a partir das 8h quando o secretário Romário Heitor Malheiros será um dos entrevistados.

Deixe um comentário