Campanha Vacinação contra a Poliomelite e Multivacinação inicia hoje

Texto da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Panambi

Inicia hoje em todo o Brasil, incluindo em Panambi, as Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomelite (Paralisia Infantil) e Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente menor de 15 Anos.

A vacinação intervém para redução da incidência e erradicação de diversas doenças, porém, ressalta-se que nos últimos anos vem ocorrendo uma diminuição progressiva nas coberturas vacinais e isto contribui para a reintrodução de vírus e bactérias, consequentemente possibilitando o desenvolvimento de doenças até então controladas.

Conforme a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Kelly Reis, as campanhas de vacinação estendem-se até o dia 9 de setembro, ocorrendo o dia D de vacinação em 20 de agosto. A campanha da Poliomelite, abrange crianças entre 1 ano a 4 anos 11 meses e 29 dias, que deverão ser vacinadas indiscriminadamente com Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. Já crianças menores de um ano, deverão ser vacinadas de acordo com a situação vacinal encontrada para o esquema primário. 

A Campanha de Multivacinação abrange crianças e adolescentes menores até 14 anos 11 meses e 29 dias, com o objetivo de atualizar a situação vacinal conforme calendário vacinal.

O calendário nacional de vacinação disponibiliza vacinas como: BCG (previne a tuberculose), VIP e VOP (previnem a paralisia infantil), Pentavalente (previne difteria, tétano, coqueluche e hepatite B), pneumo 10 (previne pneumonias), rotavírus (previne diarreias), meningo C e meningo acwy (previnem meningites), tríplice viral (previne sarampo, caxumba e rubéola), HPV (previne alguns tipos de cânceres de colo de útero e verrugas), febre amarela entre outras.

O secretário Municipal de Saúde, Romário Heitor Malheiros, destaca a importância da vacinação, estando a SMS engajada nas ações de promoção a vacinação, almejando que ocorra uma grande adesão dos públicos–alvos na busca da prevenção.