Censo demográfico começa de forma parcial em Panambi
O Censo Demográfico em Panambi iniciou de forma parcial. Durante entrevista ao Programa Café da Tarde de ontem, o coordenador do IBGE Thiago Strey Soares informou que em Panambi estão habilitados 26 recenseadores e suplentes estão sendo chamados para preencher as necessidades que é de 42 pessoas para realizarem o levantamento dos dados nos domicílios residenciais.
Os novos chamados estão na lista de espera e participam atualmente de um curso devendo ir a campo na próxima semana.
A coleta de dados está em andamento em alguns bairros da zona sul da cidade enquanto nos demais bairros e no interior do município os recenseadores devem iniciar o seu trabalho na próxima semana.
Até o final da tarde de ontem, em Panambi, 280 domicílios já haviam sido visitados, muitos dos quais os moradores não foram encontrados e o recenseador deve retornar a estes locais para coletar os dados. Ate o momento, em Panambi 470 pessoas foram recenseadas.
De acordo com Thiago Strey Soares, a coleta do Censo Demográfico será realizada entre os meses de agosto a outubro de 2022.
O trabalho dos recenseadores seguirá um roteiro preestabelecido de maneira a visitar casa a casa de uma região. Para a grande maioria dos entrevistados a conversa deve ser muito rápida, não deve chegar a dez minutos de duração.
No censo serão aplicados 2 tipos de questionários: o Básico, que conta com 26 questões e investiga as principais características do domicílio e dos moradores, e o de Amostra, que conta com 77 questões mais detalhadas, para responder esse questionário será selecionada apenas 10% do total a ser visitado.
Os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e carregarão um dispositivo móvel azul (semelhante a um celular). Além disso, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do entrevistador, que também traz um QR code que leva à área de identificação no site. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula ou CPF do recenseador.