CESA DE SANTA BÁRBARA DO SUL PREOCUPA COMUNIDADE 

Companhia Estadual de Silos e Armazéns é uma empresa governamental de armazenagem nas safras do Rio Grande do Sul, mantém sua sede administrativa em Porto Alegre. A CESA foi uma empresa pioneira ao possuir uma rede integrada de silos e armazéns, criada em dezembro de 1952 com o intuito de suprir o setor agrícola gaúcho. Vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, a CESA também foi pioneira no Brasil na instalação de uma rede integrada de silos e armazéns.

A Unidade em Santa Bárbara do Sul, assim como em outros municípios, está desativada. A reportagem do Portal Assinck visitou a Unidade de Santa Bárbara do Sul após informações do crítico estado do local, em situação de abandono e de que usuários de entorpecentes estão frequentando para consumo. O trabalho de reportagem do Portal Assinck iniciou em 16 de novembro de 2022 com visita no local e após entrevistou o Prefeito Municipal, Vigilância Sanitária e ainda entrou em contato com a Companhia Estadual de Silos e Armazéns, Governo do Rio Grande do Sul e Empresa responsável pela organização do Leilão da Unidade.

Constituída em novembro de 1998, a Unidade em Santa Bárbara do Sul foi desativada e teve baixa definitivamente da pessoa jurídica no ano de 2021. Desde então, o local ficou abandonado. Por se tratar de um espaço de grande extensão passou a ser usado por usuários de drogas, porém, o que preocupa é o perigo que o local causa. Antigamente a Unidade possuía ainda dois silos de metal, estes foram desmanchado, permanecendo apenas a estrutura de concreto. Entulhos se acumularam na área interna e externa, os vidros foram quebrados, lixos são descartados e o que causa mais preocupação é os tuneis e moega de grãos abertos com altura de 20 a 30 metros. Inclusive um sinistro foi registrado há poucos dias em uma dos poços após alguém por fogo em lixo acumulado, os Bombeiros Voluntários do município conseguiram controlar sem maiores danos. Por se tratar de uma empresa governamental, é de responsabilidade do Governo do Estado, porém não conseguimos contato para saber mais dessa situação, desta forma, entramos em contato com o Prefeito Municipal de Santa Bárbara do Sul Mário Roberto Utzig Filho para saber sobre a atual situação da CESA.

– Prefeito Mário: Primeiro lugar destacar que a CESA é uma empresa governamental, que foi criada para suprir algumas necessidades da produção do Rio Grande do Sul e, também uma tentativa de regular o mercado, mas obviamente o tempo se passou e perdeu-se essa utilização com menos eficiência das empresas privadas e ao longo do tempo foi deixando de ser usada em muitas cidades, no caso aqui em Santa Bárbara do Sul, mas segue atuando em alguns município. A gente lamenta muito, pois era uma empresa que gerava empregos no município e também benefícios.

Sabemos que a CESA não é responsabilidade direta do município mas existe a preocupação e empenho que o município tem perante a comunidade, em relação ao abandono e atual situação da CESA o município está tomando alguma providência?

– Prefeito Mário: A situação da CESA no município de Santa Bárbara do Sul é caótica, aonde simplesmente quando se parou de operar com grãos no município foi praticamente abandonada, isso é lamentável por saber que os Governos deveriam ser responsáveis, digo o Governo do Estado deveriam ser responsáveis e até responsabilizados por todo patrimônio que foi deteriorado, roubado, saqueado e infelizmente se chegou no estado que está hoje. Como já dito, nós (município) não temos responsabilidade alguma pela sua manutenção, inclusive segurança mas nos preocupamos, pois após o desmonte das moegas e dos galpões, ficaram abertos os buracos das moegas, aonde gera risco para a população que não deve entrar em um local que é privado, então não pode entrar lá e infelizmente as pessoas estão jogando lixo, também é sabido que é um local de encontro de pessoas para usarem drogas e isso a gente já fez, inclusive, uma notificação administrativa para o Estado que tome as providências, nós não queremos, de forma alguma, que aconteça algum problema com a comunidade, mesmo, repetindo, dizendo a comunidade que não se pode entrar lá dentro, mas pode estar sim gerando insegurança e também um problema inclusive de doença, no caso a dengue, pois os poços das moegas estão abertos recebendo as águas das chuvas, trazendo insegurança.

A reportagem também conversou com o Zósimo Edelmiro Ribas, responsável pela Vigilância Sanitária no município que nos informou que o local é monitorado pelos Agentes de Endemias e onde há possibilidade de foco de dengue foi colocado larvicida (inseticida especificamente direcionado contra o estágio de vida larval de um inseto). Por se tratar de um local grande, abandonado e com vegetação grande também é possível que tenha cobras, baratas, escorpiões, dentre outros.

O vereador Paulo Sérgio Gonçalves propôs aos demais vereadores, uma visita no imóvel para constatar pessoalmente as condições de abandono do local e dar seguimento as medidas cabíveis possíveis, em breve conversaremos com o vereador para verificar o andamento dessa iniciativa.

Em contato com a Pietoso Leilões empresa que atua no Estado do Rio Grande do Sul há 30 anos, realizando centenas de leilões, fomos informados que na próxima quarta-feira, 07 de dezembro, será realizado às 14h30, Leilão Judicial Trabalhista Online do terreno localizado na Rua Serafim Ribas, nº 251, com área de 24.392,75m.

Confira em anexo algumas fotos feitas pela reportagem do Portal Assinck.

Fonte:Portal Assinck