Condor: Legislação proíbe a dedetização de bueiros
Com a chegada do verão, há uma maior incidência de pragas urbanas como, por exemplo, as baratas. A afirmação é do secretário da saúde de Condor, Eduardo Chagas destacando que são inúmeras as reclamações e pedidos para a dedetização de bueiros.
Chagas explica que, esta prática foi proibida por legislação, considerando que, a dedetização é feita com produtos químicos (inseticidas) que contaminam as águas superficiais e, consequentemente, os lençóis freáticos.
Os produtos químicos utilizados são irritantes para as baratas. Além de não eliminar o problema, faz com que elas invadam as residências em busca de abrigo.
O secretário da Saúde de Condor afirma que, a maneira mais eficaz de acabar com este problema é a limpeza. As baratas, e outros animais nocivos, entram nas casas e quintais em busca de alimentos e lugares que favoreçam a sua proliferação.
A solução de acordo com Eduardo Chagas é o contribuinte manter a sua residência e seu quintal limpos, livres de sujeiras, entulhos e lixo. Além disso, é essencial a separação do lixo e o descarte ser feito de forma correta.