Denúncia de racismo durante partida de futebol em Panambi

A Polícia Civil de Panambi abriu inquérito para apurar denúncias de racismo que teria ocorrido durante a partida entre a SER Panambi e o Internacional de Santa Maria, na tarde passada no Estádio João Marimon Júnior em Panambi, jogo que terminou empatado em 1 x 1 e garantiu a classificação da equipe panambiense.

Durante a disputa do jogo válido pelo Estadual Sub17, um atleta do Internacional informou que teria sido alvo de racismo por parte de um torcedor de Panambi.

De acordo com um dos diretores do INTER SM, um jogador de 16 anos, teria ouvido a frase “aquele preto é sub-25 e saiu hoje da cadeia” enquanto voltava para o gramado após o intervalo da partida entre as duas equipes. 

A Brigada Militar foi acionada e conduziu o dirigente do Internacional e o suspeito de ter utilizado palavras de cunho preconceituoso  até a Delegacia de Polícia . A vítima, por ser menor de idade, não compareceu para ser ouvida, o que deve ser feito na sequência das investigações. O suspeito de cometer a injúria racial foi ouvido na delegacia negou ter cometido o crime e foi liberado.

A Polícia Civil vai ouvir testemunhas e aguardar a súmula da arbitragem para dar andamento ao inquérito policial.

Caso forem confirmadas as denúncias , o acusado poderá ser enquadrado na Lei 9459 em seu artigo 20 que diz: Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa.