Encceja 2025: publicado edital do exame para certificação de jovens e adultos
Para os estudantes que não conseguiram completar os estudos do Ensino Fundamental ou Médio na idade considerada adequada e que estão em busca de um certificado de conclusão, é preciso ficar atento aos prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no dia 12 de março, no Diário Oficial da União, o edital deste ano, informando as etapas e trazendo novidades.
As provas serão aplicadas no dia 3 de agosto em todos os estados e no Distrito Federal. O exame avalia uma série de competências, aprendizagens e habilidades de jovens e adultos, sendo uma alternativa para atestar os conhecimentos e obter um certificado educacional de forma mais rápida. O INEP também ampliou os serviços de acessibilidade e de inclusão social, com opções de atendimento especializado e o uso do nome social para pessoas trans.
Para participar do Encceja, o requisito é ter 15 anos completos até a data do exame para realizar as provas de certificação do Ensino Fundamental. No caso do Ensino Médio, é necessário ter 18 anos completos. Além disso, conforme o INEP, aqueles que possuem mais de 18 anos podem realizar diretamente a avaliação do Ensino Médio, sem ter a exigência prévia de obter o certificado da etapa anterior, o Ensino Fundamental.
O Encceja é gratuito, porém os participantes que faltaram às provas do Encceja 2024 ou em edições anteriores devem justificar sua ausência entre os dias 17 e 28 de março. Sem essa justificativa, não é possível se inscrever gratuitamente em 2025. Caso ela não seja apresentada ou seja reprovada, o participante deverá pagar uma taxa de R$ 40, por meio de boleto gerado no sistema de inscrição, com prazo até 7 de maio.
As inscrições para o Encceja 2025 estarão abertas de 21 de abril a 2 de maio. No mesmo período, os candidatos poderão solicitar atendimento especializado, enquanto as solicitações de tratamento pelo nome social poderão ser feitas até 5 de maio.