Ivonir Machado, fundador do Garotos de Ouro, morre aos 63 anos
O cantor Ivonir Machado conhecido como o Rei da Vaneira faleceu ontem por volta das 19h. Ivonir Machado teve uma pneumonia e precisou ser internado em hospital da cidade de São José, onde veio a falecer.
Ivonir ficou nacionalmente conhecido por integrar o grupo musical Garotos de Ouro, ao lado de seu irmão Airton, que faleceu em 2021.
Ivonir Macuglia Machado nasceu em Cruz Alta, em 15 de maio de 1960, descendente de italianos, herdou da mãe gaiteira (e também costureira) e do pai gaiteiro (e jóquei) o gosto pela música.
Iniciou carreira como ritmista em invernadas artísticas em centros de tradição gaúcha (CTG’s) e concursos estudantis. Tinha como objetivo ser intérprete. Junto com o irmão Airton Machado, criou o grupo musical Garotos de Ouro.
Fazia em média 23 shows por mês. Ivonir venceu a Mostra Farroupilha do Rio Grande do Sul, interpretando composição de Peão Farrapo. Recebeu cinco discos de ouro e um disco de platina. Carismático, vendeu mais de um milhão de quinhentos mil discos, sendo conhecido como “A Voz de Ouro”. Cantou sucessos como “Chora no Ombro do Véio”, “Peão Farrapo”, “Surungo do Namoro”, “Não Chora China Véia”, “Me Bate Nega Véia”, “O Socadão”, “Barquinho”, “Morenaça”, “Chevettão” e “Rei da Zona”.
No dia 13 de janeiro de 2018, Ivonir Machado sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) Isquêmico. O cantor teve um mal-estar em sua residência, em Florianópolis, e foi socorrido pelo Samu e internado às pressas no hospital Baía Sul, na capital.
Ivonir Machado estava hospitalizado desde o final do mês de Julho, e faleceu nesta sexta-feira dia 04 de Agosto de 2023.
Fonte: Rádio Cruz Alta- Grupo Pilau de Comunicações