No final de semana, temperatura vai ultrapassar os 35ºC em Panambi
Uma onda de calor vai aumentar o risco de tempestades no Rio Grande do Sul no final desta semana e durante o sábado e o domingo, alertou a MetSul Meteorologia. Não se trata de quadro de tempo severo generalizado, e os temporais tendem a ser localizados, embora potencialmente fortes em alguns pontos.
Na sexta-feira e no fim de semana, uma massa de ar quente vai atingir o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil. Parte deste ar muito quente chegará também ao território gaúcho, atuando mais nas metades Norte e Oeste, sobretudo no Noroeste. A temperatura deve passar dos 35ºC em municípios do Noroeste, com possibilidade de marcas perto ou ao redor dos 40ºC no extremo Noroeste gaúcho.
Com umidade presente sobre o Estado, o avanço do ar quente vai gerar intensas áreas de instabilidade isoladas, que podem provocar temporais localizados. Será alto o risco de vendavais e de granizo, que em alguns pontos podem provocar danos.
A tendência é que estas áreas de instabilidade se formem onde haja maior presença de umidade, o que no caso destes dias ocorrerá mais no Centro, Oeste e o Sul do Estado. Na Metade Sul, os volumes de chuva podem ser muito altos até domingo, passando de 100 mm em vários municípios.
Para Panambi, a previsão para os próximos dias é de pouca chuva. Apenas pancadas são esperadas entre hoje e amanhã num acumulado que fica ao redor dos 10 mm.
A temperatura permanece elevada com mínimas de 20º e máximas podendo ultrapassar os 35º entre hoje e o próximo domingo (24). O final de semana será de tempo bom na Cidade das Máquinas.
Fonte: MetSul
Redação: Sulbrasileira