Panambienses são vítimas do Golpe do WhatsApp clonado
Vários panambienses estão sendo vítimas do golpe da clonagem no WhatsApp.
No contato mantido com a Redação da Sulbrasileira, estas vítimas informaram que estelionatários roubaram seu número de celular e estão se passando por elas para pedir dinheiro para seus contatos. Os pedidos de transferências variam de valores pequenos , mas há casos que os pedidos chegam a valor alto.
Conforme as autoridades policiais, normalmente o criminoso adquire um chip e solicita à operadora o resgate do número da vítima escolhida. Dessa forma, ele consegue acesso ao WhatsApp .Também conseguem número de celular de parentes e amigos para conversar com eles se passando pela vítima.
Conforme as vítimas, o golpe muda de acordo com o perfil do alvo. Dependendo do caso, o estelionatário pede dinheiro para pagar contas , comprar um eletrodoméstico e até para comprar um carro. Ele solicita com urgência um depósito que vai na conta de um “laranja”.
A orientação das autoridades policiais é para que as vítimas, enquanto não recuperam o acesso ao seu WhatsApp, informem seus amigos e familiares da clonagem de conta no aplicativo de mensagens. Isso pode ser feito através de postagem no Instagram, Facebook ou outra rede social ou pedir para amigos divulgarem nos grupos para que as pessoas fiquem atentas a mensagens estranhas, geralmente são aquelas pedindo um empréstimo, e que denunciem a conta não autêntica ao WhatsApp.