Papa aceita renúncia de dom Adelar Baruffi ao governo pastoral da arquidiocese de Cascavel (PR)

O papa Francisco aceitou, nesta segunda-feira, 12, o pedido de renúncia de Dom Adelar Baruffi, arcebispo de Cascavel. O bispo, natural de Coronel Pilar e que já atuou como padre na paróquia Santo Antônio, em Bento Gonçalves, está em tratamento de câncer pela segunda vez. Mesmo estando bem e participando das celebrações, a renúncia ao cargo é decorrente da necessidade de atenção ao tratamento médico.

Dom Adelar tem 54 anos, em 17 de dezembro de 2014 foi nomeado, pelo Papa Francisco, bispo da Diocese de Cruz Alta e em 22 de setembro de 2021, o Pontífice o nomeou para o cargo de Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Cascavel (PR).

De acordo com as primeiras informações oficiais, o religioso deve continuar morando em Cascavel como Bispo Emérito. Dom Adelar Baruffi também continua como membro da comunidade católica de Cascavel.

Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma nota de agradecimento ao trabalho realizado. “Ao longo de seu pastoreio, soube confiar-se todos os dias à Palavra de Deus, sendo mestre da fé e autêntico educador. Com toda a certeza, em seu ministério, o senhor foi um modelo na palavra, na conduta, no amor, na fé e na pureza”, diz o documento.

Dom Adelar foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Cascavel em setembro de 2021 e desde 2022 está em tratamento contra um tumor cerebral, após desmaiar durante uma missa. A decisão em renunciar ao cargo ocorreu após Bauffi retornar de férias com a família, onde elaborou uma carta ao Papa pedindo a renúncia ao ofício, tendo em vista a impossibilidade de estar à frente da Arquidiocese em razão da doença que enfrenta.

Sobre sua condição de saúde, Dom Adelar relatou: que sua saúde “continua mais ou menos”. Ele ainda disse que a partir de terça-feira, 13, começará um tratamento psicológico e deverá treinar a caligrafia.

Fonte: Jornal Semanário

Foto: Arquidiocese de Cascável