Pré-Natal está sendo feito nas ESFs e UBS de Panambi

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tendo o cuidado materno-paterno-infantil como prioritário, vem reorganizando seus processos de trabalho e capacitando as equipes, com o intuito de promover a integralidade e a equidade no acesso, visando qualificar a rede, garantir o acolhimento e a vinculação aos serviços de saúde, com melhora da resolutividade da atenção e redução da mortalidade materna, infantil e fetal. 

O Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, preconizam que o Pré-Natal de Baixo Risco ocorra na Atenção Primária à Saúde (APS), por ser considerado um ponto de atenção estratégico para acolher as necessidades das gestantes e seus(as) parceiros(as), proporcionando um acompanhamento continuado, além de contar com uma equipe multiprofissional a qual acompanha o cuidado por toda a gestação. 

No ano de 2023 a SMS publicou, mediante Decreto Municipal, a utilização de Protocolo de Saúde da Mulher a ser seguido pelas equipes de saúde, o qual respalda os enfermeiros da APS a solicitar exames e prescrever medicamentos nas situações previstas no protocolo. Fora disponibilizado aos enfermeiros capacitações sobre este protocolo, realizadas pelo Enfermeiro Responsável Técnico pelo serviço de enfermagem da atenção primária, Marcel Chagas. Além disso, a gestão da SMS propiciou para os profissionais médicos e enfermeiros diversas capacitações, entre elas: reuniões com Dra Georgia Mesquita (médica Ginecologista e Obstetra), encontro com Dr. Jorge Amaral (médico Ginecologista e Obstetra) e reunião na qual assistiram a live no canal do Youtube da Divisão da APS-RS “EPS Acompanhamento do Pré-Natal na APS” que apresenta o “Guia do Pré-Natal e Puerpério na APS – 2024”. 

No mês de setembro de 2023 ficou instituído que o Pré– Natal de Baixo Risco deve ocorrer na ESF de referência da gestante, sendo encaminhando para os Obstetras da Rede municipal e/ou para o AGAR (Ambulatório de Gestação de Alto Risco) somente casos específicos e gestantes que compreendam os critérios de estratificação de risco, mantendo a gestante em cuidado compartilhado com a equipe da Unidade de Saúde durante toda a gestação. 

Durante o mês de março de 2024 tivemos o registro do nascimento das primeiras crianças que tiveram seu acompanhamento exclusivo pela unidade básica de saúde, sem registros de intercorrência grave, evidenciando que os profissionais da APS estão preparados para a realização deste cuidado que propicia o estreitamento do vínculo entre os profissionais de saúde e os usuários nesta etapa tão importante de suas vidas. 

Conforme o Prefeito Daniel Hinnah e o Secretário Municipal de Saúde Romário Heitor Malheiros é muito importante que o Pré-Natal seja uma estratégia de organização do processo de trabalho coletivo nas unidades de saúde (ESFs e UBS) a partir da padronização das ações de modo a garantir uma maior resolubilidade das práticas de saúde para a mulher e sua família.