Reconstruindo a história do Moinho Velho

Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Panambi

Projeto cultural está reconstruindo a roda d’água do Moinho

O Projeto “Reconstruindo a História do Moinho Velho” está sendo financiado com recursos da Lei Aldir Blanc, advindos do Governo Federal e executados pela Prefeitura de Panambi, através da SMEC/Coordenadoria de Cultura, pelo Edital 125/2020 (Disponível em:
https://panambi.atende.net/cidadao/pagina/chamamento-publico).

Está em execução nos termos do Edital nº 04 do Chamamento Público nº 125/2020 – Espaços Culturais e Artísticos – Prorrogação do prazo da realização dos projetos culturais (art. 2º, inciso III, da Lei Federal nº 14.017/2020).

As ações de preservação, conservação e manutenção do patrimônio cultural, através da reconstrução da roda d’água, estão sendo realizadas desde o mês de janeiro de 2021. Já está bem próximo o momento de prestigiá-la no Moinho. A recolocação de uma roda d’água, totalmente nova e inspirada na original, deverá reativar memórias e movimentar o turismo cultural.

O Projeto está sob a responsabilidade de Flávio Janke, que buscou no Município os profissionais, as empresas e a matéria-prima para sua concretização. Assim, foi contratado o Engenheiro Mecânico Fernando H. Abentroth, professor do Colégio Evangélico, na época, para projetar a roda e executar a obra de reconstrução.

Além do CEP, participaram da reconstrução da roda do Moinho as empresas Metal Bauer (Cláudio Bauer); Phama Energias (Paulo Hauth), com matéria prima e também compartilharam informações e orientações. A assessoria voluntária ao Produtor Cultural foi realizada pelo Professor Ezequiel Paula dos Santos.

A execução se encontra em fase de testes e adequações na qual é possível compreender sua relevância para o resgate histórico-cultural, que foi proposto pelo proprietário do Restaurante Moinho Velho, reconhecido no segmento gastronômico, especialmente pelos pratos da culinária alemã.
https://panambi.atende.net/cidadao/pagina/gastronomia-2