RS confirma mais três casos de coinfecção por influenza e covid-19

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou, nesta quinta-feira (13), mais três casos de coinfecção por influenza e covid-19 no Rio Grande do Sul. Na semana passada, a pasta já havia registrado o primeiro caso da chamada flurona em um morador de Porto Alegre, de 21 anos. 

Os três novos casos foram diagnosticados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) em exames de moradores de Carazinho, Santa Maria e Santa Rosa. Todos são do sexo masculino, com idades de 63, 20 e 54, respectivamente. Um segundo exame mais detalhado ainda é esperado para saber qual é a cepa do vírus influenza, se H1N1 ou H3N2. 

Conforme a SES, os resultados reforçam o alerta de que os dois vírus respiratórios estão em circulação e que é importante que sejam mantidas as medidas de prevenção à gripe e à covid-19, que são as mesmas: uso de máscara, distanciamento social e vacinação contra as duas doenças. 

Desde o início de dezembro, o Lacen já identificou 347 casos de influenza A em moradores de 70 cidades. Entre eles, dois óbitos já foram confirmados, um em Porto Alegre e outro em São Francisco de Paula. 

Deixe um comentário