Saúde: Setor de Remoção/Frotas da SMS de Panambi apresenta relatório do mês de junho

Na maioria das vezes o usuário do sistema de saúde municipal que utiliza o transporte da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não tem a dimensão da complexidade e principalmente da quantidade de serviços prestados pelo Setor de Remoção/Frotas, vinculado a Coordenadoria de Infraestrutua e Logística da SMS.

O Setor de Remoção/Frotas, é coordenado pela servidora Taís  Beuter, com o apoio do servidor César Oscar Drasche, responsável pela manutenção da frota e da servidora Jéssica Lohrentz (administrativo) e conta com um quadro composto por 8 (oito) motoristas profissionais, além do Técnico em Enfermagem Miguel Benini. Conta o setor com 7 (sete) veículos leves, sendo 4 (quatro) para viagens, 2 (duas) Vans de 17 lugares e 2 (duas) Ambulâncias.

É importante salientar que, além de transportar pacientes para outras localidades, o setor de Frotas também auxilia no deslocamento de pacientes até Clínica Municipal de Fisioterapia, no transporte de médicos e equipe das ESFs para efetuar as visitas domiciliares, além de retirar insumos, materiais e imunizantes na 17ª Coordenadoria de Saúde (CRS) na cidade de Ijuí. Além de todos esses serviços o setor também tem a incumbência de fornecer oxigênio aos pacientes que receberam a prescrição médica solicitando tal suporte respiratório (salientando que este serviço deveria ser prestado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, sendo que neste momento tem-se 32 pacientes utilizando o serviço).

 Como o SUS funciona em rede, durante o mês de junho foram transportados 642 (seiscentos e quarenta e dois) pacientes para as cidades de Ijuí, Tenente Portela, Augusto Pestana, Condor, Cruz Alta, Santa Rosa, Passo Fundo e Porto Alegre.

O Gestor da Pasta de Saúde, Romário Heitor Malheiros e o Prefeito Daniel Hinnah, reconhecem a importância dos servidores e, nesta data destacada do 25 de Julho, especialmente os motoristas, que procuram desenvolver suas atividades com muito afinco e esmero, porém, sempre estão expostos as dificuldades impostas pela atividade, principalmente enfrentando as intempéries climáticas e as más condições das rodovias.