Segurados do INSS estão sendo vítimas de novo tipo de golpe

Um novo golpe está sendo aplicado tendo como vítimas os segurados  do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo as informações uma mulher está entrando em contato com segurados idosos se identificando como uma “Secretária Nacional  de Finanças”, para pedir por uma série de documentações das vítimas.

Normalmente, a suposta secretária entra em contato com as pessoas afirmando que o seu órgão tem ligação com o INSS, e que “cuida dos interesses dos aposentados”. Relatos de usuários que atenderam a ligação dão conta de que a golpista não indica nenhum site para que o cidadão possa fazer alguma espécie de comprovação do que ela está falando.

O golpe segue quando ela diz que o segurado conta um empréstimo consignado registrado em seu benefício mensal. A secretária afirma que o aposentado estaria sendo vítima de cobranças exorbitantes de juros. Assim, se oferece para usar a Lei dos Superendividados para dizer que poderá devolver todo o dinheiro cobrado para as pessoas. As vítimas preferenciais são idosas.

O Ministério do Trabalho e da Previdência  nega que exista qualquer tipo de “Secretária Nacional de Finanças”. Tal cargo é fictício e foi inventado pelos criminosos para enganar as pessoas. A pasta revela ainda que esta não é a primeira vez que quadrilhas atuam desta forma. Em outras ocasiões, eles também inventaram outros cargos.

No ano passado, por exemplo, a pasta confirma que recebeu relatos de tentativas de golpes de quadrilhas que se passavam por integrantes do Governo Federal. Os criminosos entravam em contato com as pessoas e afirmavam que elas precisavam enviar os dados para conseguir receber supostos valores atrasados do INSS.

Deixe um comentário